quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Domínio de Peckinpah

Por uma sugestão às cegas (sério!) acabei revendo "Sob o Domínio do Medo", filmão dirigido pelo Sam Peckinpah em 71. Acho que é a quinta revisão que faço, mas o filme nunca me pareceu tão forte como agora. Tenho aqui também o romance do Gordon Williams que deu origem ao filme (paguei 1 real). Tava dando umas folheadas e acabei reforçando a idéia de que ninguém mais consegue criar o clima de tensão que esse filme tem.

Dentro do contexto: chega um americano com sua mulher gostosa numa cidadezinha inglesa, em busca de paz e tranqüilidade. Uns nativos macabros começam a tarar a mulher (pudera, anda sem sutiã.. uma maravilha...) e "intimar" o recém chegado, criando um puta clima de medo e insegurança. Até que essa tensão explode e dá passagem a uns dos 20min finais mais empolgantes que eu já vi no cinema.

Pois bem, toda aquela "violência nua e crua" que costumam associar ao Peckinpah pouco importa nesse exemplar. Parece que, dessa vez, ele prefere trabalhar essa violência como fruto de algo – de um acúmulo. E é na construção dessa justificativa que o diretor se sobressai. No romance, os tais 20 minutos explosivos tomam quase metade do livro. Pelo que lembro, se já não há muita tensão, esse momento final (onde o cara protege sua casa da invasão dos nativos) não chega a empolgar.

Aí que tá a graça. Toda aquela violência estilizada (há uma morte em armadilha de caçar urso, tiro no próprio pé, óleo quente voador e etc) não é forte por ser cruel ou no famoso formato câmera lenta do autor, e sim por fazer parte de um contexto narrativo que faz daquilo uma espécie de libertação, de necessidade. Mas, realmente, em filmes do cara como “Meu Ódio Será Sua Herança”, “Traga-me a Cabeça de Alfredo Garcia” e “Os Implacáveis” a justificativa da violência está simplesmente na ambição – por mais que fatores paralelos tornem essa mais ou menos enfática.

"Dustin Hoffman tá parecendo um Beatle"

Tem boa edição em DVD nacional, pela Europa Editora. Provavelmente ta fora de catálogo, mas ainda se encontra perdido por aí por não mais que 20 reais. O livro, só em sebos. Na estante virtualº o mais barato ta 7 e o mais caro ta 10 reais.